Mesmo com a crise de Covid-19 no Brasil, uma pesquisa inédita da OLX Brasil apontou que 30% dos brasileiros têm a intenção de antecipar a compra de um veículo ou manter o prazo que tinham estabelecido pré-pandemia. O levantamento mostrou também que, entre todos os entrevistados, 17% vão usar o veículo para fins profissionais, como aplicativos de transporte, delivery, entre outros.
“Para uma parcela da população, ter um veículo para trabalho pode gerar novas oportunidades de renda nesse momento, o que justifica o aumento no interesse por alguns modelos de motos, por exemplo”, explica Marcos Leite, vice-presidente executivo da OLX Brasil.
Para 40% dos entrevistados, o projeto de compra foi adiado em até seis meses. As questões burocráticas e financeiras estão entre os principais fatores de interferência para a tomada de decisão de adquirir um veículo: mais de 55% disseram estar preocupados com a impossibilidade de efetivar a documentação e transferência do veículo e outros 47% estão inseguros em relação ao seu trabalho e renda atuais. Não poder conferir o veículo pessoalmente também apareceu entre os fatores de preocupação para 52%.
Entre os tipos de veículos procurados, carro lidera o ranking de buscas com 81%, seguido por moto 12% e depois por caminhão 6%.
Os dados foram levantados a partir de uma amostra de usuários da OLX, que são compradores interessados em automóveis, entre os dias 20 e 24 de abril. A pesquisa quantitativa contou com abordagem online, mediante questionário estruturado de auto preenchimento. Os resultados têm base em análise descritiva a partir de 340 respostas.
Sobre a OLX
No Brasil desde 2010, a OLX tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. Marketplace com mais de 60 subcategorias e sólida atuação em Autos e Imóveis, a plataforma conta com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto.
Os acionistas da OLX Brasil são dois dos principais investidores globais em tecnologia: a Prosus (50%), um dos maiores players de marketplace no mundo, – listada na Holanda e majoritariamente controlada pela Naspers Ltda – e Adevinta ASA (50%), um dos maiores marketplaces do mundo,- listada na Noruega e majoritariamente controlada pela Schibsted.
LinkedIn: OLX Brasil
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX Brasil
Instagram: olxbrasil
Contato: imprensa@olxbr.com